Páginas

Como renovar seu guarda-roupa sem gastar muito

A primavera chegou e com ela, o calor e a necessidade de guardar as peças mais pesadas do inverno e trazer à vista as roupas mais claras e frescas que vão nos ajudar a encarar o verão. As passarelas já mostraram muitas das novas tendências, mas nem sempre a grana dá para adquirir todas os it objetos de desejo.

Em muitas culturas, esta é a estação da renovação. Então, que tal aproveitar a energia para fazer pequenas mudanças, como arrumar o guarda-roupa, por exemplo? Aqui estão algumas dicas que podem lhe ajudar a renovar seu guarda-roupa sem gastar muito.


1) Abandone a preguiça e o apego
A primeira parte, e provavelmente a mais difícil, é respirar fundo e selecionar as roupas que você ainda usa e que combinam com seu estilo. Sabe aquele vestido que você comprou na liquidação há dois anos, mas nunca chegou a usar? Dificilmente você conseguirá usar agora. E aquela calça jeans que não entra mais, mas você guarda na esperança de emagrecer? Ora, você vai querer comprar uma nova quando realmente perder os infames quilinhos. Desapegue! Separe em uma caixa o que não lhe serve mais e fique apenas com as roupas que, de fato, ficam bem e combinam com você. Aproveite e incentive suas amigas (e amigos também, por que não?) a fazerem o mesmo!

2) Promova um brechó
Experimente reunir as peças que não são mais úteis e faça um brechó de troca. Às vezes aquela blusa amarela que não realçava sua cor de pele serve exatamente para sua amiga, e a saia que a outra quer descartar é o modelo que você estava procurando. A chance de todo modo sair com pelo menos uma peça é grande, a não ser que os estilos ou tamanhos sejam realmente muito diferentes. Você pode também experimentar criar um brechó online. Pesquise na internet e se informe, quem sabe até mesmo você não tira uma graninha extra?

3) Doe a quem precisa
Procure uma instituição filantrópica na sua cidade que possa fazer uso das peças ou doe você mesma a uma pessoa menos favorecida. É comum encontrar equipes que reúnem doações em instituições religiosas, como  igrejas ou centros espíritas. Faça um esforço para fazer o bem!

4) Reforme, ajuste, customize
Uma calça pode virar uma bermuda ou um short, uma blusa pode ganhar botões com mais estilo, vestidos podem virar batinhas ou saias. Use a imaginação para customizar e criar uma peça exclusiva no seu guarda-roupa. Se você mesma souber costurar, melhor ainda! Se não, a maioria das costureiras que fazem reformas e ajustes podem fazê-lo para você por um preço bom. Uma outra opção é tingir algumas peças – nesse caso, consulte uma tinturaria. E lembre-se: não guarde peças rasgadas ou danificadas, conserte-as ou passe adiante.

5) Visite um brechó
Um lugar interessante para achar peças únicas e acessórios vintage por preços baixos são os brechós. Procure na sua cidade e garimpe sem preconceitos, você pode se surpreender.

6) Brinque de personal stylist 
Se você não tem grana para bancar um, reúna aquela amiga que saca um pouquinho mais de moda ou experimente você mesma montar looks com o que você tem no guarda-roupa. Tente sobrepor peças e combinar cores inusitadas. Fotografe ou pelo menos anote as combinações que você mais gostou para criar uma espécie de banco de dados de looks. Assim, quando estiver apressada para se arrumar, você vai ter referências já prontas ao invés de pegar o primeiro moletom velho e combinar com a camisa da campanha política de 2002.

7) Organize-se
Deixe as peças visíveis. Se você esconder aquele suéter lindo no fundo da gaveta, pode até mesmo esquecer que ele existe. Abomine também os cabides lotados com várias peças, uma em cima da outra, que comprometem a visualização e amassam as roupas. Algumas pessoas preferem separar as peças por cor ou por estação, escolha o que mais der certo para você e faça um esforço para manter suas roupas e acessórios organizados e acessíveis.

Espero que essas dicas tenham ajudado ou pelo menos incentivado vocês a dar uma geral no guarda-roupa sem precisar sair consumindo desenfreadamente. Se você também tem alguma outra dica, compartilhe!

Leia também: 

5 comentários:

  1. Adorei as diquinhas!!! Gostei bastante.

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas! Vamos ver se consigo aplicar algumas delas agora na mudança de estação...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas! é só uma questão de ter disposição, boa vontade e criatividade! bjinho!

    ResponderExcluir
  4. Mega preciso renovar meu guarda-roupa.

    Essa de fazer brechó de troca é ótima.

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa que preciso fazer é visitar brechós, sempre tem coisa bacana! :)
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do Diva Genérica. Não esqueça de deixar o link do seu blog para que possamos retribuir a sua visita!