Páginas

Os 7 pecados do atendimento na área de moda

No universo do consumo de moda, uma peça importantíssima é o vendedor. Mas, como consumidores, sabemos que raramente encontramos um vendedor que nos cative e nos envolva no momento da compra. Vários são os motivos de queixas, e aqui vamos listar sete pecados que costumamos ver acontecendo durante o atendimento:



1) Pressionar o cliente
“E aí, vai levar?”; “Ah, leva, mulher” “Você vai se arrepender, hein?” Esse tipo de pressão, que muitas vezes até soa como ameaça, acaba transformando um momento de prazer em um incômodo. Se o cliente estiver se demorando a decidir, dê-lhe tempo, ofereça um café e até se afaste para que ele possa decidir qual peça vai comprar ou se vai comprar mesmo. Melhor um cliente que retorna a loja pela peça do que um que se arrepende de ter ido.

Isso também vale para os casos que o cliente chega pedindo uma calça e o vendedor lhe entrega também duas blusas, um cinto e uma sandália para combinar. Nada contra a venda de oportunidade, mas um pouco de sutileza na abordagem vai deixar a compra, certamente, mais agradável. Paciência é uma virtude.

2) Oferecer um número menor que não, não vai caber
A maioria das pessoas costuma ter um mínimo de consciência corporal e sabe o seu número ou a faixa de tamanho que costuma usar. Insistir que uma cliente 44 experimente uma calça 38 só porque a fôrma da loja é um pouco maior é ser muito sem noção. Se não tiver o número, desculpe-se e ofereça outro modelo. É uma saída bem mais elegante.

3) Agir como se o cliente não tivesse dinheiro para adquirir a peça
Todo mundo conhece histórias de vendedores de grifes caras que agem como se conhecessem o poder aquisitivo de um cliente no momento que ele põe os pés na loja. É extremamente desagradável a má vontade com que tratam esses clientes por puro preconceito. Muitas vezes o consumidor percebe e acaba deixando a loja, mesmo que estivesse, de fato, com intenção de comprar.

4) Vigiar o cliente
Ninguém se sente bem com vendedor seguindo todos os passos que você dá na loja, com olhar de vigia, como se a qualquer momento de deslize você fosse surrupiar alguma mercadoria. Essa desconfiança gera um tremendo constrangimento e a vontade é de dar o fora do lugar o mais rápido possível.

5) Mentir para o cliente
Inventar promoções que não existem (quer coisa mais irritante do que ouvir “Esse preço já está com desconto”quando você pechincha míseros 5% à vista?), dizer que aquela é a última peça daquele modelo, que aquele jeans cede, ou um dos piores: dizer que a peça caiu lindamente em você quando, na verdade, ela lhe deixou menos formosa do que um kiwi. Meus caros, cliente esperto sente quando está sendo enrolado. Quanto menos inverdades, melhor.

6) Oferecer o cartão da loja a cada cinco minutos
Quem freqüenta lojas de departamento (toca aqui o/), se não já tem na ponta da língua, está precisando decorar a frase “Já tenho o cartão da loja e já sou titular”. Sei que estamos falando de comissão, mas os vendedores de cartão poderiam, pelo menos, combinar de só abordar, sei lá, duas vezes o mesmo consumidor, né?

7) Estar sempre de mau humor
Olha, sei que ninguém tem obrigação de estar feliz todo dia. Mas, infelizmente, para quem lida diretamente com o público, mau humor constante não é uma característica muito adequada. Não precisa ficar sorrindo o tempo (e, convenhamos, ninguém tem energia para isso), mas educação e gentileza são fundamentais. O fato do cliente anterior ter lhe destratado não justifica você não responder o boa tarde do próximo, não é?

E vocês, tem algum pecado para adicionar à lista?

3 comentários:

  1. Onde eu assino aqui para concordar com tudo q vc disse? Eu ja fui vendedora e aprendi com o erro dos outros. Muito bom o post.

    ResponderExcluir
  2. Como disse a pessoa acima, onde é que eu assino mesmo?
    O engraçado é que é tão raro encontrar um vendedor que cative que quando acontece nos sentimos na obrigação de adquirir algum produto vendido. Algo que deveria ser corriqueiro se torna tão raro que temos esse sentimento de culpa se saimos da loja e não levamos nada.

    ResponderExcluir
  3. Eu odeioo vendedor q fica atras de mim na loja.

    http://www.sombraeblushmakeup.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do Diva Genérica. Não esqueça de deixar o link do seu blog para que possamos retribuir a sua visita!