Páginas

Anvisa alerta sobre o uso de formol nas progressivas

Olá, pessoas!

Hoje queria trazer para vocês um assunto meio sério. Parece que, várias vezes, só damos a devida importância a um alerta quando ele passa na tv, não é? E no último domingo o Fantástico exibiu uma reportagem bastante completa e polêmica sobre o uso indevido do formol e produtos de alisamento para cabelos, as populares escovas progressivas.

Assista a reportagem:



Um dos principais dados exibidos pela matéria é que o formol, elemento usado na imensa maioria dos produtos para alisamento, foi proibido pela Anvisa para a venda direta e teve a recomendação de uso limitada a 0,02%.

O que acontece é que esta pequena quantidade de formol não é suficiente para dar o efeito super liso que nós (vamos vestir a carapuça, né?) desejamos. Então, em um processo que envolve fornecedores, cabelereiros e consumidores, as recomendações da Anvisa vem sendo ignoradas.

E a lógica não é difícil: as empresas querem continuar vendendo produtos que atendam as exigências do mercado, os cabelereiros não arriscam perder as clientes que exigem aquele resultado e elas, por sua vez, não aceitam abandonar o procedimento porque o cabelo liso é um dos elementos do nosso atual padrão de beleza. 

O formol, além de ser cancerígeno, em quantidade acima da regulamentada pela Anvisa, pode causar vários danos à saúde. Clique aqui e leia o esclarecimento da própria agência a respeito do assunto.



Eu mesma já alisei o meu cabelo duas vezes: na primeira senti ardor nos olhos, nariz e garganta durante a aplicação e uma descamação do couro cabeludo algum tempo depois. Na segunda, o efeito imediato foi menor, mas descobri através da matéria do Fantástico que o produto que usei continha 4,99% de formol na fórmula.

É claro que o resultado é bonito, super prático e faz até a gente achar que vale a pena o sacrifício. Mas pensando bem: será que vale mesmo arriscar a própria saúde para ter um cabelo liso?

Há quem diga que está de volta a caça às escovas progressivas. Mas, infelizmente, até agora não encontrei nenhum argumento em prol do procedimento que não fosse o próprio resultado.

E vocês, o que acham?

3 comentários:

  1. Você sabe do meu pânico com essas coisas de "é cancerígeno", neh??
    Resumindo, eu vou ficar do lado do "contra" as escovas...ao menos até que me mostrem algum argumento interessante a favor. Acho inclusive mais bonito em vários casos os cachos assumidos do que cabelo esticado...
    Querendo um efeito mais glam, usa aquele mousse...[vc sabe fazer isso, eu ainda não, humf]
    Se quiser lisão o combo escova + chapinha funciona sempre...hihihi
    Bjinhus, fu.

    ResponderExcluir
  2. Oi Chris, me diz uma coisa, o produto que vc usou q tem 4,99% de formol é a selagem térmica da cadiveu? Eu nao assisti o vídeo, pois a internet anda meio ruim pra carrega-lo.
    Gosto do seu blog, principalmente por morar em JP, então as dicas são mais acessíveis.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Com certeza não vale a pena.

    www.daniesuasdicas.com

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do Diva Genérica. Não esqueça de deixar o link do seu blog para que possamos retribuir a sua visita!