Páginas

Intolerância alimentar, por Liv Gitahy


Perguntei na fanpage do Treino, Nutrição e Beleza quem tinha intolerância alimentar e as respostas foram as mais variadas, desde a mais comum como a lactose a algo que eu nunca tinha ouvido falar, como a melancia!!! Pois é gente, mal sabemos, mas muitas pessoas sofrem de algum tipo de intolerância alimentar!
Me interessei pelo assunto anos atrás quando uma amiga, hoje nutricionista, me comentou ser intolerante à lactose, glúten e proteína da soja! Pensei: meu Deus, come o quê, né? Temos que reparar sempre como nosso corpo reage à ingestão de alimentos, prestem atenção nas sensações pós refeição e na dúvida façam exames!
Eu me sinto realmente muito inchada, retida e pesada quando como massa por exemplo e descobri pela super mestra da medicina ortomolecular Dra. Márcia Telles especializada na área, que meu tipo sanguíneo não processa bem farinha de trigo e logo tudo fez sentido!


Comecei a notar mais como meu corpo responde e percebi que alguns alimentos são mais difíceis de serem processados, dando sensação de peso após ingeri-los, coincidentemente são os alimentos que estão na listinha de "alimentos negativos" para meu tipo sanguíneo, que é O.


Acho super válido fazer um exame/teste para saber quais intolerâncias temos, dessa forma nossa dieta não fica comprometida e aprendemos a respeitar o que nosso organismo aceita melhor ou não.

Vi em um programa de saúde uma apresentação sobre intolerância à lactose e o médico dizia que existe um remédio (prescrito com receita médica, claro) que funciona como a enzima que quebra a lactose (lactase), que, no caso, os intolerantes não produzem naturalmente em quantidade necessária, ou simplesmente não produzem. Assim a pessoa pode até consumir o alimento com lactose sem passar mal, achei super interessante saber que existem recursos, mas percebi que a maioria das pessoas não sabem disso!

Alguns sintomas como dores de cabeça, sensação de peso no estômago, retenção hídrica, inflamação, dermatite, desconforto, cólica, náuseas, são comuns nos intolerantes. Notou com frequência algum desses? Converse com seu médico e com seu nutricionista!


Os alimentos que são geralmente os mais causadores de intolerância são: lactose, glúten, frutos do mar, corantes, conservantes e intensificadores de sabores. Por isso, prestem atenção em vocês mesmos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do Diva Genérica. Não esqueça de deixar o link do seu blog para que possamos retribuir a sua visita!